Manutenção predial periódica é fundamental para funcionamento do imóvel

02/10/2015

 

Muitos desconhecem a importância da manutenção predial. Algumas pessoas até acreditam que seja algo irrelevante e que não desperta maiores preocupações. Ledo engano, pois ela é tão importante quanto a manutenção periódica feita em um veículo automotor. Na realidade, a preocupação é necessária pelo fato de que as edificações têm vida útil predeterminada, ou seja, foram dimensionadas para um fim específico. Diante disso, a falta de manutenção, assim como o uso indevido, pode expor um determinado imóvel a grandes risco, até mesmo causando vítimas.

Para se ter ideia da importância de uma manutenção periódica, estudos constataram que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes em edificações com mais de 10 anos de fundação estão relacionadas com a falta desse cuidado. É por isso que muitas construtoras, conscientes do seu papel, procuram sempre destacar para os novos proprietários e os síndicos dos empreendimentos a importância da manutenção predial. Esse conjunto de recomendações baseia-se na combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar itens no local correto para garantir o perfeito funcionamento de todo o projeto construtivo.

MANUTENÇÃO PREDIAL

Existem duas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 5.674/1999, que fixa os procedimentos de orientação para a organização de um sistema de manutenção de edificações, e a NBR 14.037/2011, que estabelece os requisitos mínimos para elaboração e apresentação dos conteúdos a serem incluídos no manual de uso, operação e manutenção das edificações, elaborado e entregue pelo construtor e/ou incorporador, que deve ser fornecido em conjunto com os projetos e memorial descritivo da edificação ao comprador do imóvel.

 

Tipos de intervenção para a manutenção de um prédio

» Conservação:

atividade rotineira, realizada diariamente ou com pequenos intervalos

de tempo, relacionada à operação e à limpeza dos edifícios.

 

» Reparação:

atividade preventiva ou corretiva, antes de se atingir o nível de qualidade mínimo aceitável.

 

» Restauração:

atividade corretiva, depois de ser atingido nível inferior à qualidade mínima aceitável, ou seja, há perda significativa de desempenho, podendo interferir na segurança do usuário.

 

» Modernização:

atividade preventiva e corretiva, visando que a recuperação de qualidade ultrapasse o nível inicialmente construído e projetado, fixando um novo patamar de qualidade e desempenho para a edificação e seus sistemas.

 

 

Lugar Certo/ Estado de Minas