Reforma deixa casa antiga em Lourdes mais elegante e funcional em BH



Transformar uma residência da década de 40 num lar que une elementos clássicos e contemporâneos foi a missão da arquitetura Marina Dubal em Belo Horizonte. O projeto foi contratado por uma jovem família com filhos pequenos que saiu de um apartamento para uma casa em Lourdes, bairro nobre da Região Sul da capital mineira.

A casa de 1946 possui generosos 400m² de área construída, em terreno com espaço suficiente para que os filhos possam desfrutar de jardim com jabuticabeira e criar um cachorro. O projeto de Dubal primou por manter as características arquitetônicas do imóvel. Onde os detalhes originais já haviam sido modificados, a profissional utilizou elementos em estilo retrô para manter o clima de Belo Horizonte dos anos 40. A reforma durou um ano e seis meses.

"Foi um projeto muito desafiador já que tínhamos que adaptar uma casa antiga à vida de uma família jovem, mantendo as características originais do imóvel e enaltecendo o charme desse conceito. Mas a alegria da família com o resultado final do projeto mostra que o desafio foi superado com sucesso", comemora Dubal.

Logo na entrada da casa, a varanda ganhou integração com o jardim e a sala de estar e jantar. O piso escolhido é o mármore Travertino Noce French Pattern da Palimanan que tem estilo vintage. Os móveis utilizados vieram do apartamento e casaram muito bem com o novo lar.